sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tendência: Saia Lápis


A saia lápis é o estilo mais básico de todas, do tipo tem que ter no armário.


 Elas surgiram entre as décadas de 1940 e 50 e se tornaram um clássico desde então, tudo por conta de um racionamento de tecidos logo após a Segunda Guerra Mundial. Elas são simples, discretas e muito sensuais. Associadas às mulheres poderosas, sua fama vem do cinema francês daquela época, onde suas protagonistas eram adeptas ao modelo.  Até hoje vemos que a peça está em alta e bombando nos desfiles. Mesmo à primeira vista parecendo meio formal, há combinações que deixam a produção mais tranquila.

A saia lápis possui vários comprimentos. Ela pode estar acima do joelho, em cima do joelho ou abaixo. O comprimento abaixo do joelho é indicado para as mais altas, que querem disfarçar um pouco as pernas. O tamanho ideal mesmo para quem quer parecer longilínea é o modelo acima do joelho. Para quem está acima do peso ou tem quadril mais largo, procure a saia que tenha um tecido mais molinho – malha ou algum com elastano -, que vista bem seu corpo. As saias que são de tecido mais grosso, com forro, tendem a subir enquanto você anda. Aí fica um saco puxar para baixo o tempo todo!


Essa saia é a dica-mór para quem trabalha em escritórios e não quer usar calça. Sem erros, viu? É só combinar com uma camisa branca que você já estará arrumada para um local de trabalho mais formal. Para combinar, escolha principalmente sapatos delicados, de tiras ou scarpins. Cintos grossos ou finos também ajudam a dar forma à cintura.

A dica é investir em camisas estampadas, étnicas, com brilhos e t-shirts podrinhas, que dão uma nova leitura à peça, além de descontrair o visual.
Acessórios também podem ser grandes aliados para deixar a produção mais descolada e estilosa. Os saltos altos, de preferência os ousados stilettos, são uma ótima opção para complementar o visual. Além de deixaram elegantes e chiques, alongam a silhueta.

 Dicas fundamentais:
- Mulheres mais altas podem abusar do comprimento abaixo dos joelhos. Eles valorizam a silhueta das mais esguias;

- Vale o mesmo para as mais baixinhas, use a saia-lápis acima do joelho e com saltos, para ganhar um pouco mais de altura;
- Para quem tem quadril mais largo, o indicado são modelos mais secos e retos. Evite saias muito justas ao corpo, pois elas podem criar volumes indesejados, que podem comprometer o look;
- As mais sequinhas podem investir na peça em cores claras como o bege e o areia. É infalível na hora de definir as curvas do corpo;
- Atenção para a underwear! Deixe na gaveta modelos que marquem demais, como os em renda. Dê preferência para as calcinhas sem costura, em material liso.
Escolhendo a saia certa: é preciso dar atenção especial ao bumbum. Se for possível, dê uma caminhadinha pela loja olhando no espelho para ver como a saia se comporta. Se ficar subindo toda hora ou enrolando no bumbum, não rola.
 Melhor evitar: quem tem culote ou barriguinha saliente deve ficar com os modelos mais soltinhos, como o evasê, ok?
Comprimento ideal: o melhor é aquele na altura dos joelhos ou um pouco abaixo e é justamente por isso que ela pede salto médio ou alto. Modelos sem salto só ficam bacanas com saias mais curtas, que terminem no meio da coxa, por exemplo.
 Modelagem: a saia-lápis fica feia quando gruda no bumbum. Como eu comentei no primeiro item – quando está assim, fica subindo. Se o tecido for fininho, vai acabar marcando a calcinha, então, vale a pena investir em algo liso por baixo como uma anágua ou um short modelador. O importante é que a saia deslize sobre o tecido, ok? Já os tecidos grossos sempre caem bem no quadril.
Alongadora: para deixar a silhueta mais alongada, use a blusa por fora da saia. Blusas por dentro não são proibidas, mas deixam o tronco curto. Mas não exagere. A blusa deve chegar, no máximo, até o ossinho do quadril.

Cores: se quiser diminuir o quadril, aposte nos tons escuros ou fechados. Já as muito magrinhas devem investir em tons claros ou vibrantes.
Fenda: por ser justa, a saia-lápis pede uma fenda. De preferência aquelas atrás, que deixam o look elegante.
Elastano: ele evita que a saia estique e forme aquele papo na base da coluna, sabem? Onde fica a famosa lordose das mulheres. Mas é só uma parte de elastano, ok? Não precisa ser uma saia adesiva.

Prontas para ficarem ultra femininas e elegantes, meninas?
Vamos então conferir as fotos para nos inspirarmos :D


Espero que tenham se inspirado para esse final de semana *_*
beeijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário